Diante das incertezas que rondam a Aposentadoria, realizar o planejamento previdenciário pode ser uma alternativa para disfrutar desse período após tantos anos de contribuição. Com esse planejamento, você irá preparar a sua aposentadoria para que no futuro, você possua melhores condições, podendo descansar tranquilamente. Portanto, se quiser conhecer melhor esse planejamento, esse artigo poderá lhe auxiliar.

Com o advento da Reforma Previdenciária em 2019, diversas alterações ocorreram quando se trata de aposentadoria, houve alterações de idades, de forma de cálculo e até de percentual em algumas modalidades. Diante disso, surgiu cada vez mais a necessidade de realizar um planejamento previdenciário para quando chegar o momento de desfrutar do tão sonhado e merecido descanso, não ser surpreendido com um valor que não cobre sequer as despesas mensais, forçando ao contribuinte continuar trabalhando para poder prover seu sustento. 
Pensando nisso, resolvemos esclarecer o que se trata esse planejamento previdenciário, continue conosco e você verá que ele poderá auxiliar muito em seu futuro.

Temos uma solução certa para você

Advogados competentes, especialistas e acessíveis.

O que é o planejamento previdenciário?

A ideia do planejamento previdenciário é que você possa organizar e preparar a sua aposentadoria, para você requerer ela o quanto antes e com o melhor valor possível. Diante das séries de requisitos para o trabalhador se aposentar, esse planejamento se mostra importante, ainda mais com a Reforma da Previdência, de novembro de 2019, em que existem inúmeras possibilidades para solicitar sua aposentadoria.

O planejamento previdenciário auxilia o trabalhador a compreender os seus direitos previdenciários, verifica possíveis pendências de documentos, além de evitar atrasos na aposentadoria e identificar o melhor momento para se aposentar e o que fazer para aumentar o seu valor.

O planejamento envolve verificar se o trabalhador está fazendo suas contribuições na fora correta, no valor correto e qual vai ser o melhor momento para ele requerer o seu benefício.

Quando fazer o seu planejamento?

O quanto antes, melhor. Um detalhe importante é que os planejamentos previdenciários são sempre feitos com base na legislação atual. Então, por exemplo, se o trabalhador fez um planejamento previdenciário com base na legislação que existia antes da reforma da previdência em 2019, provavelmente, hoje, esse planejamento vai estar desatualizado. A ideia é que o trabalhador periodicamente esteja reavaliando seu planejamento para ver se ele está de acordo com a legislação atual.

Então, se você já está contribuindo com o INSS, é aconselhável que a partir dos 30 anos já procure um profissional especializado, com toda a documentação organizada, para que seja verificada a melhor condição para a sua aposentadoria.

Como é feito o planejamento previdenciário?

No planejamento previdenciário são analisados a carteira de trabalho, verificando as datas dos vínculos trabalhistas para cálculo do tempo de contribuição e carência. Também é analisado CNIS, que é o cadastro de informações do INSS, no intuito de verificar e corrigir possíveis divergências ou inconsistências que possam atrasar o processo de aposentadoria, como datas erradas, vínculos e remunerações não registradas, etc. Para as pessoas que trabalharam em atividades insalubres ou periculosas, o PPP, que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário, também é analisado, a fim de verificar as possibilidades para a concessão de uma aposentadoria especial ou pelo menos a conversão do tempo especial para gerar um período “fictício” a mais no tempo de contribuição.

Especialmente para os trabalhadores que têm o direito à aposentadoria especial, o planejamento previdenciário mostra-se essencial, devido ao tempo especial que eles precisam trabalhar para se aposentar, que é menor que as outras atividades comuns.

Como fazer o seu planejamento previdenciário?

O primeiro passo e o mais importante é contratar um profissional especializado no assunto, que realmente entenda as mudanças que a legislação previdenciária trouxe e quais são as regras atuais que devem ser aplicadas nos benefícios.

O profissional vai levar em consideração os tipos de aposentadoria, simular o seu tempo de contribuição, os valores de suas contribuições e assim, verificar a possibilidade da quantia que o trabalhador deseja receber de benefício. O profissional também vai verificar o direito adquirido do trabalhador, se ele se encaixa em algumas Regras de Transição da Reforma da Previdência ou se está dentro das novas regras previdenciárias.

Mas, e na prática? Será que fazer um planejamento previdenciário faz diferença? Sim, faz muita diferença. Todo esse planejamento, na prática, pode permitir que o valor da sua aposentadoria seja maior, além de otimizar as contribuições previdenciárias, poupando seu dinheiro e de certa forma investindo no valor que o trabalhador irá receber futuramente.

Em suma, o planejamento previdenciário permite ao trabalhador se aposentar no tempo certo, com o melhor valor possível, garante um processo de aposentadoria mais rápido, além de economizar dinheiro e ter a tranquilidade no momento da aposentadoria.

Não existe fórmula mágica, os casos precisam ser analisados individualmente, para que seja feita um calculo específico para a sua situação. Por isso, contrate um profissional realmente capacitado, que conhece a legislação, que sabe o que vai aplicar na sua situação.

Conclusão

Vimos que o planejamento previdenciário envolve verificar se o trabalhador está fazendo suas contribuições na fora correta, no valor correto e qual vai ser o melhor momento para ele requerer o seu benefício. O planejamento previdenciário nada mais é do que organizar e preparar a sua aposentadoria, para requerer ela o quanto antes e com o melhor valor possível.

Os documentos principais para o profissional capacitado fazer o planejamento são: a carteira de trabalho do trabalhador, o CNIS, que é o Cadastro de Informações do INSS e o PPP, que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário, no caso dos trabalhadores que exerceram atividades especiais, que envolvem, por exemplo, insalubridade e periculosidade.

A partir dos 30 anos, já é recomendável que o trabalhador procure um profissional para que ele possa verificar todas as possibilidades para o requerimento da melhor aposentadoria possível, ressaltando que as simulações são realizadas a partir da legislação atual.

O profissional vai levar em consideração os tipos de aposentadoria, simular o seu tempo de contribuição, os valores de suas contribuições e assim, verificar a possibilidade da quantia que o trabalhador deseja receber de benefício. O profissional também vai verificar o direito adquirido do trabalhador, se ele se encaixa em algumas Regras de Transição da Reforma da Previdência ou se está dentro das novas regras previdenciárias.

Caso você deseje realizar o seu planejamento previdenciário, o ideal é procurar ajudar de um advogado previdenciário e agendar uma consultoria. O advogado especializado vai te orientar da melhor forma para solucionar o seu problema.

E assim, encerramos esse artigo, caso tenha alguma dúvida sobre o planejamento previdenciário, entre em contato conosco através do botão abaixo, ele direcionará você ao nosso Whatsapp, nossa equipe estará disposta a lhe auxiliar. Gostou do nosso conteúdo? Assine nosso newsletter e receba periodicamente conteúdos de seu interesse.

Temos uma solução certa para você

Ficou com dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco!